Aos 3 anos, as crianças têm autonomia suficiente para comer em grupos maiores, iniciando, assim, pequenos diálogos e aprofundando as relações de amizade nos momentos de refeição. Na Escola Aurora, as crianças do Módulo Sol alimentam-se em grupos de 6 crianças no 1º semestre e até 9 crianças no 2º semestre, quando aumenta sua independência no pensar e no fazer. No momento do lanche da tarde, os pães e as frutas são servidos inteiros, passar a manteiga ou a geleia, pegar e descascar as frutas, são decisões das crianças que, assim, exercem seu poder de escolha, gerenciando seus desejos. Garfos e facas fazem parte dos talheres utilizados no almoço, o que mostra a imagem de crianças competentes e capazes e a confiança que temos nelas.
A partir do Módulo Lua, quando as crianças completam 4 anos, o momento das refeições adquire caráter duplo: de interação com os alimentos e de socialização com os amigos. Servir-se no buffet e manejar os talheres e demais utensílios não são desafios, mas sim conquistas. As conversas surgem entre eles de forma natural e espontânea, já que o foco do momento não é mais o manejo dos utensílios de alimentação.
Por vezes, a seletividade alimentar aparece como um obstáculo à boa alimentação e nossa nutricionista faz interferências para que as crianças experimentem mais opções de frutas, verduras e os itens que constam no cardápio.
As crianças são convidadas a limpar o seu lugar em sinal de respeito ao próximo colega que sentará ocupando o lugar que ficou livre.
Aos 4-5 anos, as crianças ocupam as mesas em grupos maiores, de 12 ou mais amigos juntos. Ninguém faz fila para se servir no buffet, cada um aguarda sua vez esperando à mesa enquanto conversa com os outros colegas.
A refeição é um momento social no qual a criança faz interações com os seus colegas e compartilha sobre os seus gostos e seu cotidiano. Percebemos que surgem conversas das mais variadas possíveis e aproveitamos para observar as narrativas que as crianças fazem para futuras investigações.
No Ensino Fundamental, as crianças são convidadas a arrumar a mesa do almoço e do lanche para os colegas. Iniciam limpando, seguem colocando a toalha, os pratos, talheres e, às vezes, um pequeno enfeite como gentileza aos amigos.
À tarde, nos dias sem chuva, o lanche acontece na área externa e, cada dia, uma dupla é sorteada para arrumar as mesas e buscar os itens do menu, que inclui salgados, doces e frutas. Após lancharem, cada criança lava suas louças e a mesma dupla leva as louças e os outros itens para a cozinha, reorganizando o ambiente.
Desta forma, trabalhamos a autonomia das crianças no fazer, escolher, bem como autogestão, hábitos de higiene e atos da vida prática cotidiana como lavar, arrumar, organizar e dispor a mesa.
Com as crianças do ensino fundamental, trabalhamos com percepções de fome e saciedade. É importante saber do que seu corpo precisa, quando e em qual quantidade, por isso, as crianças podem se autorregular para escolher o melhor momento para comer, em uma janela de tempo.
A autonomia alimentar auxilia nos momentos sociais que envolvem o ato de comer.