Os processos da argila

A argila é um material que em seu estado inicial é plástico, maleável, úmido e moldável, que assume outras formas e outros estados que alteram sua materialidade inicial. Ao sofrer a ação da água, torna-se um material pastoso, aguado ou até mesmo líquido. Ao  sofrer a ação do tempo e do sol, torna-se um material frágil, rígido e quebradiço e ao sofrer a ação de altas temperaturas torna-se um material rígido, sólido e íntegro. A argila é utilizada em processos tridimensionais com as crianças para criar elementos visuais e figurativos no espaço que as cerca.

O preparo

Assim como outros materiais, a argila requer tempo de preparo para que possa assumir sua forma plástica para sofrer a ação dos gestos das crianças.

Inicialmente ela precisará ser hidratada, pois ao ser armazenada, mesmo que da forma correta, ela perdeu parte de sua umidade para o ambiente. Logo após, precisará ser sovada para que ela absorva em toda a sua dimensão a água fornecida.

Parte do preparo para realizar uma modelagem engloba os materiais que serão utilizados no processo, como o preparo da barbotina (mistura de pó de argila com água para utilizar como ‘cola’ para duas formas modeladas), verificação da disponibilidade e limpeza das estecas, da superfície e do ambiente, assim como a necessidade de reidratação da peça em dias mais quentes.

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Gestualidade

Ao trabalhar com o bloco de argila para construir sua modelagem, a criança utiliza dos gestos e das ações sobre o bloco, refinando cada vez mais sua movimentação e a forma que constrói, enquanto observa, admira e reflete sobre seu trabalho. Parte do processo de refinamento desse gesto é iniciado na exploração da textura, do peso, da tatilidade, da responsividade, da plasticidade, da resistência e dos vestígios que a argila tem e produz ao sofrer a ação de quem a modela. A criança, portanto, rompe estados, limites e a própria solidez do material, empregando uma determinada força para criar uma forma em sua ação de modelar. Ao aplicar seu gesto sobre o bloco, todo o corpo da criança é ativado, portanto, optar por ambientes e situações que favoreçam a ação do corpo para compor o gesto, contribuirá para a assimilação e complexidade do movimento que ela fará para alcançar determinada forma. Preparar o setor de modelagem próximo ao chão pode ser um exemplo de situação onde a ação do corpo é favorecida.

Porcionamento - Pensamento matemático

Para construir as formas que farão a composição do todo que será modelado, faz-se necessário realizar o porcionamento do bloco maior de argila, que as crianças fazem retirando pedaços do bloco com um barbante ou um fio de nylon. A cada nova etapa da modelagem, decisões sobre tamanho, forma e proporção precisam ser tomadas para que a porção de argila retirada seja suficiente. A todo momento, a criança reequilibra e acomoda esses novos saberes matemáticos que a auxiliam na realização da próxima etapa, portanto, devido ao processo de refinamento, ficam cada vez mais exatas.

Imaginação

Ao iniciar seu processo de modelagem, a criança necessita, assim como os mestres renascentistas, utilizar sua imaginação para visualizar no bloco de argila aquilo que deseja modelar e, assim, utilizar de seus gestos para porcionar, adicionar e subtrair do todo até que a forma que imaginou surja do bloco inicial.

Ao adicionar argila, por exemplo, utiliza-se do método aditivo que consiste em separar uma porção de argila e adicioná-la ao bloco para compor mais uma parte do todo. Ao retirar parte, ela utiliza-se do método subtrativo que, assim como na escultura, retira aquilo que não faz parte da forma que imaginou para o bloco.

Pensamento tridimensional

Assim como o pensamento bidimensional é construído no desenho e na pintura desde as primeiras marcas que a criança deixa até a construção de seu pensamento estético, o pensamento tridimensional também precisa ser desenvolvido para que os processos com a argila não sejam limitados a desenhos em baixo relevo. Ampliar a observação para o ambiente tridimensional que a cerca e refinar a ação do gesto para a construção em três dimensões favorece a ampliação da complexidade da modelagem que pode ter elevações, ocos, alturas, lacunas, vãos, cúpulas, profundidades  e formas distintas em uma mesma composição tridimensional.

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