Práticas inclusivas na Escola Aurora

Na Aurora, o trabalho feito com as crianças neuro divergentes faz parte do nosso cotidiano, uma vez que temos como papel da escola e da educação encontrar formas de ensinar que se adaptem às necessidades da neurodiversidade. Aqui, temos como objetivo que as crianças vejam a diversidade com outro olhar, com respeito e com entendimento das necessidades, habilidades e dificuldades de cada pessoa. Trabalhamos com a inclusão de forma a criar autoestima e fornecer recursos para que, cada vez mais, estas crianças superem desafios.

O termo “educação inclusiva”, segundo José Pacheco, significa a compreensão de diferenças e o direito de cada criança de aprender dentro do contexto social da sala de aula, com acesso ao currículo, e de se dedicar a atividades de aprendizagem que reforçam sua autoimagem e autonomia.

As práticas inclusivas na Aurora vem com o intuito de promover a formação de relacionamentos em um ambiente afetuoso e atencioso; a igualdade e a possibilidade de apoio permanente; a interação social e participação ativa dos sujeitos no cotidiano. Por isso, é essencial que os processos individuais sejam considerados acima dos resultados finais obtidos, evitando a comparação entre as crianças. A Abordagem que usamos na Aurora proporciona estas possibilidades, uma vez que não temos avaliações formais, como provas.

Trabalhar com inclusão é ter a consciência do fato de que todo ser humano tem necessidades que devem ser tratadas adequadamente. Novamente, nossa Abordagem cria oportunidades de adaptação do currículo à realidade de cada criança que habita nosso espaço, considerando o trabalho em pequenos grupos, as propostas elaboradas pelos professores de acordo com o nível individual e o olhar e escuta atenta dos educadores no dia a dia.

A criação de planos educacionais individualizados (PEIs) é outro ponto essencial de uma escola inclusiva, pois eles permitem entender as necessidades das crianças neurodivergentes e pensar no modo como elas são atendidas, com priorização de tarefas e estratégias de adaptação, tanto cognitivas quanto emocionais. É necessário pensar nestas práticas sem segregação das crianças de inclusão, sem afastamento do restante do grupo. É foco do trabalho na Aurora o crescimento afetivo e emocional das crianças e acreditamos que uma aprendizagem cooperativa incentiva os processos inclusivos, de forma que todas as crianças aprendam dentro do contexto social de uma turma neurodiversa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Escola Aurora

Berçário

Educação Infantil

Ensino  Fundamental

© 2023 Created with Royal Elementor Addons