O Ensino Fundamental da Escola Aurora é espaço de direito das crianças, lugar de expressão onde se constrói identidade e reconhece-se a diversidade, local de interação e relações sociais, de escuta e de diálogo. É espaço para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo, ambiente de exploração, experiência e investigação.
As crianças são tratadas na sua individualidade, com respeito ao seu tempo e com olhar do professor para cada necessidade específica.
Trabalhamos com as competências socioemocionais de forma contínua com o processo de ensino-aprendizagem e acreditamos que, assim, as crianças crescem com uma percepção diferenciada do mundo que as cerca, com pensamento crítico e reflexivo sobre assuntos da sociedade.
No cotidiano da Escola Aurora - Unidade II, as crianças têm a possibilidade de gerenciar seu tempo nas propostas pensadas e preparadas pelos professores, sem deixar de cumprir com o currículo nacional e respeitando as obrigações pedagógicas e opções que temos.
O trabalho em pequenos grupos proporciona oportunidades para desenvolver a autonomia e o protagonismo.
Pensamos nas competências socioemocionais aplicadas à vida cotidiana, então, é essencial que as crianças saibam tomar decisões, ouvir o outro, cooperar, ter empatia e respeito, expor ideias, testar hipóteses, ter autoconfiança, autorregular-se e ter habilidades de argumentação.
Nos ateliês, as crianças do Ensino Fundamental exploram e investigam os temas propostos através do desenho, da pintura, da modelagem, da escultura, da dança, da luz e da sombra, enfim, com o suporte das múltiplas linguagens. Faz parte da nossa proposta que estas linguagens não se percam, mas se propaguem durante toda a infância e, depois disso, durante toda a vida.
Nossa proposta de Ensino Fundamental permite que as crianças sejam realmente crianças, com tempo para brincar. Aos poucos, através do que vivem no dia a dia, elas entendem suas responsabilidades com os conteúdos da escola e com o espaço comum, de forma leve e natural, como parte do cotidiano.
Com a inspiração na abordagem de Reggio Emilia, utilizamos a proposta curricular projetual com o intuito de dar visibilidade aos interesses específicos das crianças, que se reúnem em pequenos grupos para construírem um percurso de pesquisa, cumprindo com os objetivos curriculares que muitas vezes vão além do exigido pela Base Curricular Comum (BNCC).
Acreditamos que o trabalho em pequenos grupos é a forma mais eficiente de garantir a escuta e observação atentas ao que as crianças falam e fazem na escola, dando foco para o real interesse delas. Além disso, nos pequenos grupos é possível garantir a voz ativa e participação de todas as crianças.
Tornamos o currículo visível através de observação diária, o que permite a produção de documentações e propostas avaliativas adequadas para cada turma sobre as investigações que acontecem nos projetos em diálogo constante com os atelieristas de áreas específicas. O diálogo entre as crianças de diferentes projetos inspira a realização de propostas comuns para a turma toda, garantindo que todos os objetivos sejam contemplados por todos da turma.